Pages

21 de setembro de 2011

Estudo diz que Bob Esponja pode prejudicar o desenvolvimento cerebral das crianças

 http://www.fullfondos.com/dibujos/bob_esponja/bob_esponja.jpg

Não é difícil de perceber que o Bob Esponja não é um desenho animado muito inteligente e talvez nada educativo, porém os resultados de um estudo realizado pela Universidade da Virginia (EUA) revelaram um fato bem mais preocupante. O desenho pode causar danos à capacidade cognitiva dos pequenos espectadores.
O estudo, publicado na revista Pediatrics, foi realizando com 60 crianças com quatro anos de idade divididas em três grupos de 20, cada grupo foi submetido a um intervalo de nove minutos de atividades: Um grupo passou o tempo assistindo ao Bob Esponja, o segundo assistiu ao desenho educativo Calliou. E o último grupo passou o tempo apenas desenhado.
Posteriormente foram avaliadas a memória e a habilidade do pensamento das crianças. O grupo que passou o tempo assistindo ao Bob Esponja teve um rendimento bem abaixo dos demais, que obtiveram resultados semelhantes entre si.
A teoria dos cientistas é que o cérebro infantil fica sobrecarregado pelo nível de estimulação provocado pelas mudanças de cena rápidas e freqüentes do desenho, elas mudam inteiramente em média a cada 11 segundos, o que acaba comprometendo o desempenho intelectual subseqüente. Não foram comprovados os efeitos a longo prazo, mais podemos considerar as conseqüências que esse tipo de desenho animado pode trazer a crianças que passam horas diárias assistido televisão.
 fonte 

Um comentário:

  1. Bem, eu não sei o que causa em crianças, mas pra mim Bob Esponja me causa muitas crises de riso! Há muitas coisas no desenho, principalmente nas 3 primeiras temporadas (que são as minhas preferidas), que somente adultos conseguem entender. A inocência do Bob Esponja, a burrice do Patrick e o sarcasmo do Lula Molusco é uma combinação perfeita, que faz o desenho ter o sucesso que tem mesmo depois de 10 anos no ar!

    ResponderExcluir