Pages

15 de fevereiro de 2012

Estudante de 17 anos pode ter descoberto a cura do câncer


Angela Zhang nasceu na Califórnia, EUA, ganhou em janeiro uma bolsa de estudos no valor de mais de R$ 170 mil pelas descobertas (vencendo, na categoria individual, o prêmio Siemens Competition Math, Science & Techonology).

Angela parece uma adolescente normal, aprendendo a dirigir agora. Só que, na verdade, ela sempre foi brilhante: no primeiro ano do Ensino Médio fez estudos sobre bioengenharia de nível suficiente para doutorado, e no ano seguinte entrou no laboratório da Universidade de Stanford, por exemplo.
Cura para o câncer. Uma garota do Ensino Médio. É tão surpreendente. Eu não consigo nem começar a compreender como ela sequer pensou nisso ou fez isso.
Kavita Gupta. Professor de química de Angela


Esse é um momento de Cinderela para uma cientista nerd como eu.
Angela Zhang

A ideia de Angela foi misturar remédios contra o câncer em um polímero (uma grande molécula) que se juntaria a partículas menores e se juntariam às células cancerígenas. Mostrando aos médicos exatamente onde os tumores estariam.

Uma luz infravermelha mirada na direção dos tumores derreteria as nanopartículas "derretendo" o polímero que liberaria o remédio, matando as células cancerígenas e deixando as células saudáveis intactas.

Angela Zhang passou mais de mil horas engajada em seu projeto, o que significa que ela trabalha nele desde os 15 anos.


Testado em ratos, a droga fez com que os tumores desapareceram quase que por completo. Embora demorem anos até iniciar testes com humanos, os resultados iniciais parecem promissores.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário